ACADEMIA JUVENIL ACREANA DE LETRAS REALIZA PREMIAÇÃO DE JOVENS ESCRITORES

A Fundação de Cultura Elias Mansour (FEM), a Academia Juvenil Acreana de Letras (AJAL) e o Governo do Estado do Acre realizaram ontem, 07, a entrega do Prêmio Literário da Academia Juvenil Acreana de Letras, sendo premiados dois jovens escritores residentes no estado. O evento aconteceu no Memorial dos Autonomistas e teve como objetivo fomentar e estimular a produção de obras literárias locais.

Estavam presentes o presidente da FEM, Manoel Pedro (Correinha), a primeira-dama do estado, Ana Paula Cameli, o presidente da AJAL, Jackson Vianna, e a diretora do Núcleo de Altas Habilidades/Superdotação, Taís Galdino.

Para o presidente Correinha, poder premiar esses jovens escritores é motivo de orgulho para a FEM e todo o estado. Ele afirma que esses talentos possuem um futuro promissor garantido.

“Em primeiro lugar, gostaria de agradecer e parabenizar a AJAL, porque ela promove e estimula a literatura. Ter pessoas ligadas às artes só engrandece todo o nosso estado”, frisou. “A FEM está muito orgulhosa de participar, de ajudar nessa premiação junto a AJAL. Não estamos fazendo mais que nossa obrigação, esse é o papel da FEM enquanto fomentadora. Só temos a agradecer.”

A primeira-dama Ana Paula Cameli explicou que a iniciativa partiu da AJAL e foi abraçada pelo gabinete imediatamente. “Fico muito satisfeita de poder incentivar esses jovens a produzir literatura. O que nós pretendemos é continuar com nossa parceria e que esse prêmio aconteça todos os anos para multiplicar os talentos do nossos Estado”, enfatizou a primeira-dama.

Divididos em duas categorias, os prêmios homenagearam escritores locais. A premiação do segmento de poemas foi intitulada J.G. de Araújo Jorge; já o segmento dos contos homenageou Florentina Esteves. Os vencedores receberam uma comenda e um diploma de menção honrosa da AJAL.

Confira abaixo os escritores premiados:

Categoria de Contos – Comenda Florentina Esteves

1º lugar: Renato Freitas de Menezes