Acre é primeiro estado do Norte a receber réplica fiel do novo caça da FAB

Um caça estacionado na Praça do Seringueiro. O que isso significa? O tamanho e a aerodinâmica chamam a atenção. É impossível passar pelo local e não dar uma olhadinha na nova aquisição da FAB. Os acinzentados 15,8m x 8,6m por 4m de altura são alguns do detalhes que tornam a peça ainda mais intrigante. O modelo está sendo exibido na exposição “1936: A Trajetória – Um Voo pela História da Aviação no Acre”, mostra em alusão aos 59 anos da emancipação do estado. O evento é uma parceria da FAB com o governo do Estado, com curadoria da Fundação de Cultura Elias Mansour e apoio do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

O coração da cidade se tornou uma verdadeira “vitrine” para o grande pássaro de metal que está encantando a população local. O caça, trazido de Brasília para a capital do Acre, tem como data de previsão operacional o mês de outubro, de acordo com o site da Força Aérea Brasileira (FAB). Rio Branco é a primeira cidade da região Norte a receber uma réplica em tamanho natural da aeronave F-39E Gripen.

O governador Gladson Cameli conta que a logística para trazer uma aeronave tão grande não é fácil: “Imagine quantos estados da federação querem ter essa oportunidade? Com união, vamos mostrar nossa história e valorizar nossa cultura. Eu digo que estou aprendendo todos os dias. Precisamos externar nossa história.”

E completa: “Quando se fala em Região Norte, geralmente não pensam em nós como os primeiros. Precisamos lutar, nos impor. Somos um povo guerreiro”.

Governador e presidente da FEM durante visita à exposição. Foto: Diego Gurgel/Secom

Esse modelo de caça foi trazido ao Brasil em setembro de 2020. Com tecnologia sueca, o Gripen é o mais novo modelo de defesa do espaço aéreo nacional. De acordo com o site da FAB, a aeronave é conhecida pela sua eficiência, baixo custo de operação, elevada disponibilidade e avançada capacidade tecnológica. Em diversas forças aéreas do mundo, é o vetor responsável pela soberania e proteção da nação, realizando missões variadas, como as de policiamento do espaço aéreo em regiões críticas.

O tenente-comandante da FAB Edson Baratto agradeceu o povo acreano pela parceria e falou sobre a possibilidade de ver a aeronave de perto. “A integração entre a Força Aérea e o Estado do Acre é muito nobre. A gente está aqui como forma de retribuir todo o carinho do povo acreano para com a Força Aérea, proporcionando esse momento ao povo, às crianças e aos jovens. Tenho certeza que, ao ver essa aeronave, muitos vão querer se tornar pilotos da FAB.”

Réplica da mais nova aeronave da Força Aérea Brasileira, o Gripen F39 fica exposto até o próximo dia 27. Foto: Diego Gurgel/Secom

O F-39E Gripen pode ser visitado durante a exposição “1936: A Trajetória – Um Voo pela História da Aviação no Acre”, que está aberta ao público até o dia 27, domingo. O horário de funcionamento é:

  • Segunda a sexta-feira – manhã: das 9 às 12h / tarde: das 15 às 18h)
  • Sábado e domingo –  turno único: das 15 às 20h
Leia também:
Força Aérea Brasileira realiza workshop de apresentação do F-39E Gripen
F-39E Gripen realiza primeiro voo em espaço aéreo brasileiro

Gostou? Compartilhe.

Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on whatsapp