Artesã acreana lança cartilha de confecção de artesanatos

da assessoria

A artesã Giane Mary lançou, no último dia 15, sua primeira cartilha “Artesanato: a arte que transforma a vida”. O material reúne um pouco do trabalho que ela e a artesã Lauana Lima desenvolvem em Rio Branco desde 2017, quando iniciaram uma série de atividades de formação, compartilhando técnicas de confecção de Olhos de Deus. Em seguida, mergulharam em estudos e pesquisas nas culturas afro-brasileiras, ayahuasqueiras, indígenas e tradicionais da região amazônica, incorporando outros artesanatos no repertório.

“Cada nova técnica, cada nova peça é uma conquista. Os Olhos de Deus, que me levaram até as Mandalas de Olhos de Deus, as Garrafas Decoradas com temas tradicionais, os Estandartes Ayahuasqueiros, os Relicários, os Filtros de Sonhos. O repertório vem despertando o interesse de muitas pessoas. Novos artesãos vêm nascendo, novas perspectivas aparecendo, principalmente nesse contexto pandêmico em que nos encontramos, onde a cultura exerce um papel fundamental no bem-estar emocional e psicológico das pessoas”, comenta Giane Mary.

A artesã Giane Mary lançou, no último dia 15, sua primeira cartilha “Artesanato: a arte que transforma a vida”, financiada pela Lei Aldir Blanc. Foto: Cedida

A cartilha, financiada pela Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc (LAB), através do edital 02/2020, disponibilizado pela Fundação de Cultura Elias Mansour (FEM), foi lançada virtualmente e está sendo distribuída em diversos espaços públicos de cultura. Além disso, as artesãs pretendem compartilhar gratuitamente com seu público, durante as diversas atividades culturais que realizarem. Nos próximos dias 17 e 18, elas realizarão uma oficina de Mandalas Avançadas, no Espaço Uniluz, também com o financiamento da LAB, via edital de formação da FEM. As inscrições estão abertas e podem ser feitas através das redes sociais.

Foto: Cedida

“Iniciei minha trajetória no artesanato com a Giane Mary, no ano de 2014, em uma oficina de Olho de Deus, que por ter sido o primeiro, ocupa um lugar especial no meu coração. Nossa parceria floresceu e vem trazendo lindos frutos, sendo um deles esta cartilha, onde compartilhamos e registramos nosso trabalho”, explica Lauana.

Quem tiver interesse na cartilha, nas oficinas e nas peças das artesãs, sigam a rede social: @mandaalando_

Gostou? Compartilhe.

Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on whatsapp