ASSOCIAÇÃO DOS ARTISTAS PLÁSTICOS DO ACRE REALIZA EVENTOS DE EXPOSIÇÃO CULTURAL

A Associação dos Artistas Plásticos do Acre (AAPA) realiza os eventos 7º Salão de Artes Visuais Hélio Melo e 2º Salão dos Novos de Artes Visuais, ambos financiados pela Fundação de Cultura Elias Mansour (FEM), através dos editais da Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc.  

O Salão Hélio Melo é um evento já consolidado no calendário cultural do estado e reúne artistas de vários municípios, com propósito de difundir as artes visuais do Estado do Acre, dando oportunidade aos artistas de mostrarem suas produções mais recentes. Iniciado em 2004, tem desde seus primórdios a função de incentivar a produção artística-visual em diversas categorias. As inscrições seguem até o dia 26 de fevereiro.

Já o Salão dos Novos, que é voltado para artistas que nunca tiveram suas obras expostas, tem o objetivo de revelar artistas plásticos que ainda não foram descobertos, permanecendo com as inscrições abertas até a próxima segunda-feira, 15, no site da AAPA.

O Salão dos Novos é voltado para descobrir novos artistas acreanos. Arte: AAPA.

Para se inscrever em ambos os salões, os interessados devem acessar o formulário específico no site da AAPA e atender aos seguintes critérios: residir legalmente no estado do Acre; ser maior de 18 anos e enviar apenas fotografias de obras inéditas, ou seja, que não participaram de salões e/ou exposições anteriores. Cada artista poderá submeter no máximo 2 obras.

De acordo com um dos coordenadores dos Salões, Ueliton Santana, os eventos estão aguardando uma possível progressão de bandeira em todo o Estado, já que atualmente o Acre se encontra na bandeira vermelha. “Agora estamos no prazo de recebimento das inscrições. Caso haja uma progressão de bandeira, faremos a exposição em espaço físico aberto ao público. Caso contrário, iremos transmitir o evento de forma virtual”, explica.

Os eventos contam com premiações em duas categorias: a Bidimensional, que envolve pintura em telas, desenhos, gravuras, aquarelas, impressões e fotografias; e a categoria Tridimensional, sendo elas as esculturas, objetos e instalações. Além disso, serão distribuídos prêmios de Menção Honrosa (no Salão Hélio Melo) e Revelação (no Salão dos Novos).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *