CULTURA DO ESTADO DO ACRE

ADONAY BARBOSA

BIBLIOTECA PÚBLICA ESTADUAL

BIBLIOTECA PÚBLICA ADONAY BARBOSA

No centro de Rio Branco, onde o tempo passa mais rápido, os carros trafegam em diferentes velocidades e as pessoas caminham na busca da realização das rotinas diárias, o conhecimento se faz presente em todos os tempos e espaços da Biblioteca Pública Adonay Barbosa dos Santos. No local a busca pelo conhecimento é pulsante, crianças, jovens, adultos e idosos passam horas e esquecem o tempo, imersos em livros de diferentes conteúdos, nos espaços de estudos, nas salas temáticas e na popular Filmoteca Acreana.

 Ali os minutos passam se desfazendo em horas que deságuam em anos e o tempo imerso nos livros se transforma em conhecimento adquirido por todos os visitantes que passam, mesmo que seja somente durante uma visita rápida ou em uma jornada periódica e complexa de estudos acadêmicos. A literatura é a célula mater naquela casa de saberes que sempre está de portas abertas para os milhares de acreanos que um dia já desfrutaram do local. São romances, científicos, religiosos, técnicos e acadêmicos nos mais diferentes seguimentos que compõem o maior acervo do estado, atualmente reunindo mais de 75 mil documentos catalogados, sendo reconhecido como um dos mais completos acervos da região.

As experiências literárias, estudos acadêmicos, pesquisas científicas, leituras e buscas virtuais nos mais de 50 computadores com acesso à internet disponíveis para a população e também para os turistas que visitam o local são bases de aprendizagem para toda uma vida. O tempo passa, mas o conhecimento e as experiências sempre irão ficar marcadas em todos que por ali um dia estiveram. 

A biblioteca Pública nestes 40 anos de serviços prestados à população acreana, pode sim, facilmente, ser traduzida como uma memória, uma relação de amor entre o conhecimento e a história de um povo.

1 – Ao todo, o governo estadual investiu R$ 1 milhão na revitalização da Biblioteca Pública Estadual.

2 – As políticas voltadas para a inclusão, desenvolvidas na Biblioteca Pública, seguem padrões modernos e tornaram o local um exemplo para outras bibliotecas e casas de leitura da Região Norte.

3- Em 2019, a Biblioteca Pública Adonay Barbosa dos Santos, completou 40 anos de serviços prestados à população acreana.

4- A Biblioteca possui mais de 70 mil documentos catalogados sendo reconhecido como um dos mais completos acervos da região norte.

5- Em pleno funcionamento a Biblioteca pública recebe mais de 500 visitantes diariamente

6 – A Biblioteca disponibiliza 50 computadores com acesso à internet disponíveis para a população

7- Livros em braile, pista tátil, computadores especiais, elevador e plataforma de apoio fazem parte dos itens e mecanismos votados para a acessibilidade desenvolvida na biblioteca.

 

  • FUNDAÇÃO DE CULTURA ELIAS MANSOUR
  • Rua Sen. Eduardo Assmar, 187
  • Bairro: Seis de Agosto, Rio Branco - AC
  • FONE: (68) 3224 – 0116
  • E-mail: gabinete.fem@ac.gov.br