“Cada semente uma floresta”- Festival “Boca de Mulher” realiza sua primeira reunião

A primeira reunião do festival Boca de Mulher ocorreu no dia 20 de janeiro na Usina de Arte João Donato com o devido distanciamento social e cuidados contra a Covid-19.  Oencontro foi dinâmico e também de muita importância por juntar mulheres de diferentes seguimentos artísticos. “O boca 2021” vem com uma força total de trazer o empoderamento da arte feminina através do canto e intervenções poéticas. Neste ano a ideia é manter a essência, mas ao mesmo tempo recria-la diante do contexto cultural.  

A edição deste ano foi pensada por integrantes e parceiras do IMA (Instituto Mulheres da Amazônia) que optaram para que o nome da edição fosse, “Cada Semente uma Floresta”. O objetivo é dar voz para aquelas que durante o ano não tem voz, visibilidade ou oportunidade.

A presidenta e fundadora do instituto Concita Maia é um dos pilares de formação do festival marcando presença desde sua primeira edição. Maia ressalta a importância das sementes juntas na construção das florestas “Embora cada uma de nós seja uma semente nós temos um viés em comum que são as nossas florestas. ”Frisa.

A arte é política e a intenção do festival é mostrar que as mulheres também são políticas e que o encontro está embasado em um ativismo político. “Queremos ecoar a voz das mulheres amazônidas.”




O financiamento através da lei Aldir Blanc permitiu que o festival faça muito além de arte, mas que também visibilize uma temática a qual o instituto tanto pauta no estado, a violência contra a mulher. Apesar da temática o festival não busca apenas denunciar as diversas violências que uma mulher pode passar, mas ressaltar a resistência artística feminina. Na visão da presidenta através disso é possível pensarmos em uma sociedade com equidade e respeito as mulheres.

O evento será virtual podendo assim ultrapassar as fronteiras do Brasil e do mundo e está marcado para a dia 8 de março.

Fotos: VAL FERNANDES

Gostou? Compartilhe.

Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on whatsapp