CELEBRANDO O DIA DO ARTISTA

Hoje, 24 de agosto, é comemorado no Brasil inteiro o Dia do Artista, classe que engloba todos aqueles que, de algum modo, conseguem manusear a arte de modo a encantar e envolver. São cantores, artistas plásticos, poetas, músicos, escritores, cineastas, atores, fotógrafos, ilustradores…

Desde o início dos tempos, a arte corre nas veias do ser humano. Com as pinturas rupestres nas paredes das cavernas, o homem primitivo registrava sua história e a de seu povo através de gravuras, traços e cores. É graças à arte que hoje sabemos sobre a cultura da civilização grega, com suas grandes esculturas ladeando os templos dedicados aos deuses. Foi a arte romana que permitiu, e permite até hoje, que decifremos mais sobre a história do mundo e sua diversidade cultural. Por causa dos povos etruscos, nós possuímos estilos arquitetônicos como a abóbada e o arco.

São as lendas, os contos, os causos e tantas outras narrativas orais e escritas, passadas de geração em geração, que permitem com que a humanidade saiba mais de sua história e de suas origens naquilo que representa as identidades culturais.

A Fundação de Cultura Elias Mansour deseja, neste Dia do Artista, homenagear todos aqueles que se dedicam a inspirar, a refleitr, a sonhar e fazer sonhar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *