CURSO TOQUES DE BERIMBAU AVANÇADO SE INICIA EM RIO BRANCO

O berimbau é um dos elementos mais importantes na Capoeira. É ele quem comanda a roda, dita o ritmo e o estilo de jogo. Por isso, todo capoeirista precisa ter contato mais próximo com este instrumento, conhecendo seus principais toques. Pensando em compartilhar parte dos conhecimentos adquiridos em mais de 20 anos de trajetória na Capoeira acreana, Mestre Matraca inicia nesta segunda-feira, 25, o projeto Curso Toques de Berimbau – Nível Avançado, com 30 horas de duração. 

O professor Mestre Matraca, idealizador do curso, conta como a musicalidade é um ponto marcante em sua trajetória de vida. “Ao longo dos anos, eu compus diversas músicas baseadas na sua experiência com a Capoeira em Rio Branco e no Acre e em 2018 lancei o primeiro CD de músicas acreanas de Capoeira, intitulado Casa de Pescador, que incluiu 11 composições autorais. Os instrumentos ligados à Capoeira também sãos bem presente no meu trabalho, através de oficinas de confecção e toque de berimbau, caxixi e pau de chuva, por exemplo”, comenta Mestre Matraca

Com a pandemia da Covid-19, após interromper suas atividades culturais por um período, Mestre Matraca está de volta a todo o vapor. Com os recursos disponibilizados pela Fundação de Cultura Elias Mansour (FEM) através do Edital de Formação da Lei de Emergência Cultural Lei Aldir Blanc, Mestre Matraca vem gradativamente retomando suas atividades, com todos os protocolos sanitários exigidos.

“Tenho realizado diversas oficinas de confecção e toque de berimbau para iniciantes e simpatizantes, mas esse curso especificamente foi pensado para capoeiristas mais experientes e graduados, que já tenham certo contato com o berimbau. O objetivo é que os alunos saiam da oficina sabendo tocá-los”, acrescenta Mestre Matraca.

As vagas foram divididas entre os grupos de Capoeira atuantes em Rio Branco, totalizando 20 alunos. O curso inicia nesta segunda-feira, 25,, a partir das 17 horas, no Espaço Cultural Quilombo das Artes, localizado na rua José de Melo, nº 434, Bosque.

Para maiores informações, ligue para o número (68) 9.9974-8063.