Dia de estreia! Inicia hoje o XII Festival Acreano de vídeo

A programação do festival oferta cursos na área de cinema e edição e pauta a representatividade feminina no audiovisual


Hoje sábado 22, estreia o XII Festival Acreano de Vídeos, edição 2021 realizado pela Associação Acreana de Cinema-ASACINE. O evento ocorre do dia 22 a 30 de maio a partir das 19 horas no Teatro Hélio Melo. O 1º FestCineMulher está marcado para ocorrer do dia 27 ao 30 sendo assim responsável pelo enceramento do festival. A iniciativa é financiada pela lei Aldir Blanc, e conta com a parceria Fundação Elias Mansour (FEM) e Governo do Estado do Acre.

Card de divulgação do festival.

Segundo um dos organizadores do evento, o cineasta Adalberto Queiroz, no total serão exibidas 28 produções cinematográficas, as obras foram selecionadas por uma equipe de avaliação extremamente rigorosa cujo objetivo este ano é revelar muitos cineastas desconhecidos. Uma das novidades do XII Festival, além dos cursos e oficinas que serão oferecidos de forma gratuita, será sem dúvida o 1º FestCineMulher. Trata-se do primeiro Festival de Vídeos específicos para as mulheres do Acre visando exibir filmes de produtoras acreanas e revelar novos talentos femininos no seguimento do audiovisual.

Card de divulgação do FastCineMulher.

Para o cineasta Enilson Amorim, artista e também membro da Academia Acreana de Letras-AAL destacou a importância do recurso para a realização do festival.

“Estes dois Festivais promovidos pela Associação Acreana de Cinema (ASACINE) neste ano de 2021, mostra o quanto o Governo do Acre, através do Governo Federal, mesmo neste momento tão difícil em que estamos passando, tem investido na cultura, proporcionando aos artistas locais a oportunidade de mostrarem seus trabalhos e sobretudo serem remunerados através de sua arte” Explica.


A equipe de organização do Festival, garantirá todos os cuidados higiênicos necessários no local buscando respeitar todas as normas sanitárias sendo elas: o uso obrigatório de máscaras, distanciamento social, higienização das mãos com álcool em gel de todos. Os dois eventos culturais contam com diversas oficinas do seguimento do audiovisual e os horários de execução ocorrem no período matutino. As oficinas a serem oferecidas no XII Festival Acreano de Vídeos são: oficina da história do cinema acreano com o cineasta Adalberto Queiroz de Melo, oficina de Edição de Imagens com Óscar Xavier e de animação em 2D e pequenos vídeos para celular. Todas as oficinas acontecerão no período da manhã no Theatro Hélio Melo a partir das 8 horas. A programação do evento será divulgada em breve nas redes sociais da entidade, e grupos de whatsApp do seguimento do audiovisual.

Abaixo toda a programação do festival de vídeos e o FastCine Mulher.

Programação dos dois festivais.

Gostou? Compartilhe.

Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on whatsapp