FEM ENTREGA SEDE A CONSELHO ESTADUAL DE CULTURA

A gestão da Fundação de Cultura Elias Mansour (FEM) recentemente investiu na estruturação de uma nova sede para o Conselho Estadual de Cultura do Acre (ConCultura/AC). A antiga sede do ConCultura estava situada temporariamente na Usina de Arte João Donato; porém, com a gestão do presidente da FEM, Manoel Pedro Gomes, o Correinha, a antiga demanda foi atendida e agora o conselho possui espaço próprio, localizado no bairro Tropical, em Rio Branco.

O Conselho trabalha junto à FEM no planejamento de políticas públicas culturais, além de fiscalizar e democratizar as discussões que envolvem a temática, porém goza de autonomia administrativa. Ele também realiza importantes ações, como participar ativamente na construção e implementação do Sistema Estadual de Cultura do Estado do Acre.

De acordo com a presidente do ConCultura, Flávia Burlamaqui, é importante que o conselho possua um espaço adequado para receber reuniões. “Era uma demanda do conselho e é uma conquista para nós, e contou com o apoio da atual gestão, que compreendeu a necessidade do Conselho funcionar em um espaço adequado e bem estruturado, que atendesse suas demandas específicas. ”, relatou.

Criado em 1989 e regularizado em agosto de 2005, o ConCultura é atualmente composto por 16 membros titulares. Desses 16, oito são indicados pelo poder público como o presidente da FEM, o secretário Estadual de Educação, Cultura e Esportes, Associação dos Municípios do Acre e o Serviço Social do Comércio; os outros oito membros titulares são eleitos pela sociedade civil e estão divididos pelos segmentos Culturas Indígenas, Culturas Populares, Artes Visuais, Audiovisual, Cultura Afro-brasileira, Artes Cênicas, além da Academia Acreana de Letras.

A atual presidente do conselho é Flávia Burlamaqui, representante da cultura afro-brasileira. O representante da FEM, Carlos Gabriel Costa, foi eleito vice-presidente. O mandato de ambos os cargos é de 2 anos com direito a reeleição. Já do cargo de conselheiro titular é de 4 anos.

Os fazedores de cultura do Estado do Acre podem entrar em contato com o ConCultura através do endereço de e-mail concultura.acre@gmail.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *