Jamaxi Cultural leva dança a municípios do estado

Um jamaxi é descrito como um cesto trançado no qual os seringueiros levavam seus produtos de um local ao outro. Este é o objetivo do Governo do Estado do Acre, através da Fundação de Cultura Elias Mansour (FEM), com o projeto “Jamaxi Cultural”. A partir de 11 de setembro até novembro, diversos grupos de dança de todo o estado levam espetáculos à população de 22 municípios, como os seringueiros que levavam suas mercadorias por dentro da floresta.

Para o presidente da FEM, Manoel Pedro Gomes (Correinha), essa é uma ação que visa garantir o fomento de ações culturais. “O investimento que o Governo do Estado está proporcionando aos diversos segmentos culturais é também um investimento no futuro de jovens e crianças. Quem assiste uma apresentação às vezes se descobre um dançarino, um músico, um poeta. A arte alimenta a alma. ”, relata o presidente.

As apresentações serão gratuitas e abertas à comunidade; porém os espaços funcionarão com exigência de distanciamento social e uso obrigatório de máscara, visando respeitar o distanciamento social requerido por efeito da pandemia.

Os espetáculos apresentados no Jamaxi Cultural são: “Marujada”, “A Saga de Yu Bâ”, “Guerreiros do Sol”, “Sobre outras Janelas e Portas”, “Sansão e Dalila”, “Retalhos da Vida”, “Origens” e “Mosaico de Dança”. O presidente da Associação de Dança do Estado do Acre (Asdac), Junior Uchoa, conta que esse projeto vai auxiliar também no mapeamento de novos dançarinos para que participem da I Conferência de Dança no Acre, realizada em dezembro.

O Jamaxi Cultural é uma ação cujo objetivo é disseminar a cultura local, apoiando artistas dos âmbitos da Música, Artes Cênicas (teatro e música) e Artes Visuais. Foi aprovado no edital de Fortalecimento do Sistema Nacional de Cultura, em 2014, promovido pelo Ministério da Cultura. Teve sua primeira edição realizada em 2016.

Leia também: Biblioteca Pública Adonay Barbosa realiza primeira Semana Estadual do Livro e de Incentivo à Leitura e à Escrita

Gostou? Compartilhe.

Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on whatsapp