CULTURA DO ESTADO DO ACRE

Literatura Acreana

Escritora, poetisa e atual vice-presidente da Academia Juvenil Acreana de Letras (AJAL), da qual é membro desde 2015. Autora dos livros “Primeiros Poemas” (2015) e “Versos ao Acaso” (2018). É também acadêmica do curso de Direito da Universidade Federal do Acre.

Rayssa Castelo Branco

ARTISTAS EM DESTAQUE

CONHEÇA O TRABALHO DESSES ARTISTAS TEXTO SOBRE OS ARTISTAS

Ueliton dos Santos

Artista plástico

É Doutor em Arte Contemporânea pela Universidade de Coimbra (2017) – Portugal, Mestre em Ciências pela UFRRJ (2014), especialista em metodologia do ensino da arte (2010), Licenciado em artes visuais- FAO (2009), estudou pintura na escola de belas artes de Cuscu Peru (2004). Nasceu em 25 de outubro de 1981, em Sena Madureira-Ac, Brasil. Sempre se interessou pelas artes visuais e realizou sua primeira exposição no ano 2000, e desde então não para de produzir e Expor.

Kilrio Farias

Poeta

Nascido em Porto Velho/RO filho de pai e mãe acreanos, veio muito cedo morar na cidade de Rio Branco no Acre, viveu a infância e adolescência nos bairros Taquarí e Seis de Agosto no Segundo Distrito, lugares importantes para sua literatura.
Formado em Artes Cênicas. Fez parte da Cia Visse e Versa de Ação Cênica e ajudou a fundar o Grupo Beco e ainda trabalhou como ator e colaborador em alguns espetáculos teatrais e performances além desses grupos. Foi Mediador no curso de Teatro da Usina de Artes João Donato e trabalha atualmente na rede pública de ensino como professor de Arte.

Regina Maciel

Dançarina

Atriz, dançarina, historiadora e pesquisadora das culturas indígenas e danças Amazônicas, a artista é uma das principais referências do seguimento no estado. Regina também se destaca pela sua linha de produção cultural ativa que tem refletido positivamente em boa parte da produção cultural acreana. Como dançarina e diretora, Regina já representou o estado do Acre nacionalmente e internacionalmente.

Bruno Damasceno

Compositor / Cantor

É um compositor, sambista e entusiasta cultural acreano. O artista é reconhecido nacionalmente pelo seu trabalho e engajamento com os ritmos, melodias e harmonias que envolvem a Música Popular Brasileira. Como produtor cultural, o artista é responsável no Acre, pelo projeto Casa de Bamba, evento que se consolidou gerando um público fiel que acompanha as edições periódicas da festa que é realizado em vários pontos culturais acreanos.

ACERVO CULTURAL DA FUNDAÇÃO ELIAS MANSOUR

  • FUNDAÇÃO DE CULTURA ELIAS MANSOUR
  • Rua Sen. Eduardo Assmar, 187
  • Bairro: Seis de Agosto, Rio Branco - AC
  • FONE: (68) 3224 – 0116
  • E-mail: gabinete.fem@ac.gov.br