Professor lança álbum musical nesta sexta-feira

O professor e músico Flavio da Conceição prepara-se para lançar o álbum “Menino Beija-Flor”. Derivado da peça teatral homônima, o disco conta com 10 canções compostas e interpretadas pelo artista. O trabalho foi financiado pela Lei Aldir Blanc, através da Fundação de Cultura Elias Mansour (FEM), e estará disponível nas plataformas digitais na sexta-feira, 17.

Com composição de Flavio em parceria com Rodolfo Minari, Saulo Silva e Cleia Azevedo, Menino Beija-Flor conta histórias inspiradas nas tradições e na cultura do Santo Daime e da Ayahuasca. “Na cultura ayahuasqueira, o beija-flor é aquele Ser que vem trazer paz, sabedoria e também trazer os ensinamentos da floresta. Quando eu decidi criar o espetáculo e o álbum, eu pensei nessa figura como se eu me transformasse nela e pudesse contar essas histórias, músicas que tentam passar uma mensagem de paz e amor para as pessoas”, conta.

Capa do álbum Menino Beija-Flor. Foto: Divulgação

Flavio canta todas as 10 faixas presentes no álbum. O professor conta que a principal mensagem do CD é levar amor pela natureza e pelo próximo e de devoção a Deus. Em seu perfil no Instagram, ele conta que a música é voltada para todos que acreditam que é possível amar ao próximo sem julgar cor de pele, orientação sexual, gênero ou condição social. A ideia do menino beija-flor é simplesmente como se o próprio Flavio se transformasse no menino beija-flor para poder levar as histórias e pensamentos de esperança para a casa das pessoas.

O cantor já revela qual faixa acha que será a mais ouvida do álbum. O track “Quem É Esse Menino? ” é descrito como uma música que leva as pessoas a dançar. “Mas depende, porque cada faixa toca em um lugar diferente em cada pessoa. ‘Quem É Esse Menino? ’ é um pouco mais animada, que remete à brincadeira e diversão. Tem também a faixa ‘Sereia Menina’, que é mais dançante. Mas tem faixas como ‘A Oração da Paz’, que é a oração de São Francisco [de Assis]. ‘O Sonho de Deus’, que é a primeira faixa, é um pouco mais reflexiva e traz uma interiorização. ‘A Lua e o Sol Remix’ é mais dançante. Acho que vai ter faixas para todos os gostos! ”, complementa.

O remix de “A Lua e o Sol” é uma das faixas dançantes do álbum. Foto: Luiz Moura

Todo o trabalho de concepção e criação do álbum foi feito durante a pandemia da Covid-19. O projeto tanto do espetáculo, quanto de um podcast, quanto do CD, foi algo amplo. O podcast “O Menino Beija-Flor”, que está disponível nas plataformas on-line, conta histórias dos encantos da terra, do Céu e do mar. O espetáculo foi exibido de forma virtual, no YouTube, e teve sua estreia em setembro. Lá ele já cantava as músicas, mas era uma peça teatral, onde ele contava as histórias e performando.

Com o lançamento do álbum, as pessoas vão poder ouvir as músicas do espetáculo em maior qualidade, gravadas em estúdio. “É como se fosse a trilha sonora do espetáculo, por isso até que tem o mesmo nome. Mas sinto como se ele estivesse coroando o ciclo do Menino Beija-Flor”, revela Flavio.

A religião do Santo Daime foi um divisor de águas na arte de Flavio. Foto: Luiz Moura

Oriundo do Rio de Janeiro, Flavio mudou-se para o Acre em 2017. Para ele, conhecer e se envolver com a Barquinha e com o Santo Daime foi de aproximação espiritual e de mudança com relação ao seu trabalho artístico. “Comecei a pensar nele como uma forma de inspirar as pessoas. ”, relata. “Inspirar a amar o próximo, a natureza e se conectarem com Deus”

Para o professor, a arte pode ser um instrumento de paz e esperança para as pessoas. E conta que já tem planos para futuros trabalhos artísticos. “Quando acabar a pandemia ou quando as coisas estiverem melhores, quero fazer um espetáculo ao vivo, cantando as músicas, para que todo mundo possa conhecer esse trabalho. Quem sabe possamos colocar esse show em um palco em 2022?”

Gostou? Compartilhe.

Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on whatsapp