Minoru Kinpara é um educador que dedicou sua vida à construção de uma sociedade mais justa e com mais oportunidades por meio da educação e cultura. Nascido em Itapaci, Goiás, filho primogênito do Sr. Minoru e dona Fátima, chegou ao Acre em 1973 e em Rio Branco constituiu família e se dedicou aos estudos. Pai da Gabriely, Kelly, Guilherme e Amanda, é casado com a professora Degmar.
Graduado em Pedagogia e Letras Língua Inglesa pela UFAC. Possui mestrado e doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas e pós-doutorado pela Universidade de Salamanca, Espanha.
Minoru Kinpara foi o primeiro professor de educação infantil do sexo masculino na rede pública do município de Rio Branco. Em 2012, foi eleito reitor da UFAC, representando o desejo de muitos que sonhavam com uma instituição de ensino superior mais estruturada, participativa e aberta à comunidade. Ele foi reeleito em 2016 com 86% dos votos, demonstrando sua dedicação e compromisso com a educação.
Além da atuação como reitor da UFAC, Minoru Kinpara possui vasta experiência em cargos de gestão acadêmica. Ocupou cargos como Diretor de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Diretor de Cursos e Programas Especiais de Graduação, Diretor do Núcleo de Interiorização e Educação a Distância e Diretor do antigo Departamento de Educação da Universidade Federal do Acre. Também foi Vice-presidente do Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras, o que demonstra seu reconhecimento e prestígio na comunidade acadêmica nacional.
Por meio de sua atuação em cargos de gestão, Minoru Kinpara demonstrou habilidades em liderança, planejamento estratégico e gestão cooperada, sendo convidado pelo Governo do Estado, para assumir a presidência da Fundação Elias Mansour.