Notícias

FEM realiza projeto de valorização do patrimônio histórico e cultural nos municípios de difícil acesso

A Divisão de Patrimônio Histórico e Cultural (DPHC) da Fundação de Cultura Elias Mansour (FEM) retomou, no mês de abril de 2022, o projeto de Articulação Institucional para Fortalecimento, Reconhecimento e Valorização do Patrimônio Histórico e Cultural do Acre, que foi iniciado em julho de 2021.

O projeto está inserido no Plano Plurianual do governo Gladson Cameli, com o objetivo de sensibilizar os gestores municipais de cultura e áreas afins sobre a importância de implantar legislação específica na área do patrimônio cultural. 

Durante a segunda quinzena do mês de abril, a equipe realizou oficinas e visitas técnicas em três municípios: Santa Rosa do Purus, Marechal Thaumaturgo e Porto Walter, somando assim, 17 (dezessete) municípios visitados desde julho de 2021. Ao total, estiveram presentes quase 90 (noventa) servidores das prefeituras e trabalhadores e trabalhadoras da cultura nos três encontros. Todos participaram ativamente no projeto, o que totalizou 12 horas de atividades teóricas e práticas, e ao final receberam o certificado de participação assinado pelo presidente da FEM, Manoel Pedro.

Foram 17 municípios contemplados pelas oficinas. Foto: Hannah Lydia/FEM

No município de Santa Rosa do Purus foram identificados, pela plenária, 12 bens culturais e realizada a visita técnica em 07. São eles: Praça do Ginásio, Ginásio Ronald Moura, Marco Pioneiros da Fundação (pirâmide da praça central), Igreja Católica Santa Rosa do Purus, Escola Antônia Fernandes de Moura, Palácio dos Povos Indígenas e Terreirão do Naxima (Centro de concentração Yube Duabake).

No município de Marechal Thaumaturgo foram identificados 35 bens culturais e realizada a visita técnica em 07. São eles: Praça Odon do Vale, Igreja Católica São Sebastião, Santo Cruzeiro, Escadaria de Marechal Thaumaturgo, Escola Municipal de Ensino Fundamental II Justiniano de Serpa, Casa do Renato Mota (Museu de Paleontologia) e Trincheiras da Foz do Rio Amônia.

As oficinas tiveram o sensibilizar os gestores municipais de cultura e áreas afins de todo o Estado. Foto: Hannah Lydia/FEM

Por fim, no município de Porto Walter foram identificados 18 bens culturais e realizada a visita técnica em 08. São eles: Centro Pastoral Dom Henrique Ruth, Colégio das Irmãs Dominicanas e Hotel Joana D’Aza, Igreja Nossa Senhora Imaculada Conceição, Santo Cruzeiro, Praça Imaculada Conceição, Salão Paroquial, Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Borges de Aquino e Mangueiras do Jararaca.

O projeto de Articulação Institucional para Fortalecimento, Reconhecimento e Valorização do Patrimônio Histórico e Cultural do Acre iniciou em julho de 2021. Foto: Hannah Lydia/FEM

Para finalização do projeto ainda no ano de 2022, está prevista a ida da equipe multidisciplinar da DPHC/FEM aos municípios de Plácido de Castro, Acrelândia, Capixaba e Jordão.

 

Compartilhe nas redes sociais!

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp