Notícias

Fundação de Cultura Elias Mansour abre cem vagas para cursos livres na Usina de Arte João Donato

da Usina de Arte João Donato

A pandemia da Covid-19 trouxe vários e grandes desafios à área educacional. O cenário exigiu que, de maneira quase universal, se optasse pelo fechamento provisório dos espaços de ensino. Aqui no Acre não foi diferente, inclusive na nossa Usina de Arte. Em março de 2020 suspendemos a oferta de oficinas e cursos, além do agendamento de pautas externas.

Em 2021, retornamos com nossas atividades e aulas, mas ainda de forma limitada. Ofertamos, pela Fundação de Cultura Elias Mansour (FEM), uma turma de curso livre, sobre Iniciação à Linguagem Teatral, no segundo semestre.

Pelo Instituto de Educação Profissional – IEPTEC-Dom Moacyr, abrimos duas turmas no âmbito do Novo Ensino Médio, atendendo os itinerários formativos da formação técnica e profissional, um curso de qualificação profissional em Assistente de Produção Cultural, de 200 horas, e um curso técnico em Processos Fotográficos, de 800 horas, o qual ainda está em andamento.

Agora, neste início de 2022, o governo do Acre, por meio da Fundação de Cultura Elias Mansour (FEM), intensifica a oferta de cursos com aulas presenciais para novos alunos da Usina de Arte, mas de maneira gradativa e alinhando as atividades aos protocolos de segurança em saúde. Neste momento, abre inscrições gratuitas para cursos livres na modalidade presencial, marcando a retomada do programa de formação artística da FEM na Usina de Arte João Donato. Ao todo, serão disponibilizadas 100 vagas neste semestre. Para o segundo, teremos mais cursos e vagas.

Para o presidente da FEM, Manoel Pedro (Correinha): “este é um momento muito aguardado pela população, por aqueles que querem iniciar um aprendizado na área artística, seja no teatro ou nas artes plásticas. A Usina de Arte é um espaço de formação, por isso não faz sentido ficar de portas fechadas pro ensino. O governo conseguiu recursos pra reformar o espaço, agora nossa luta é pra garantir mais recursos para dar continuidade às ações de formação com qualidade como ela sempre teve e no que é referência.”

O período de inscrição é de 15 a 28 de março de 2022. Os interessados podem se inscrever por meio do link disponibilizado no blog da Usina de Arte, em nossas redes sociais e no portal da Fundação de Cultura Elias Mansour.

Teremos 5 turmas:

Duas de Iniciação à Linguagem Teatral pela manhã, no horário das 8h30 às 11h30 (link para inscrição: https://docs.google.com/forms/d/14vLbkZg66HyaOBZt3o_eqGDfE48MN7YJhGRZo2pDyaw/edit)

Duas de Iniciação à Linguagem Teatral pela tarde, no horário das 14h às 17h (link para inscrição: https://docs.google.com/forms/d/13yFtb42hBzfERfCn2jnrrY2QqyiZ7FA-Fx3IIiytCL8/edit)

E uma de Aquarela Básica pela tarde, no horário das 14h às 17h

(link para inscrição: https://docs.google.com/forms/d/1NPrg8-14yT_8r7m5IobQz-CUKl2QOpZ0ACXRRal7Uoc/edit)

Para concorrer a uma vaga, o interessado deve ter a idade mínima de 15 anos.

Havendo um número de inscritos maior que a quantidade de vagas para cada turma, faremos seleção dos inscritos a partir da análise das informações fornecidas no formulário de inscrição, habilitando os candidatos que melhor atenderem ao perfil do curso.  

Aqueles que não entrarem para a turma na primeira lista, irão compor o cadastro reserva. Havendo desistência da vaga, sortearemos os inscritos da lista de espera.

Os cursos terão início nos dias 5 e 6 de abril. As aulas, com carga horária de 3 horas a cada encontro, acontecerão duas vezes por semana em dias alternados. Mais informações na ficha de inscrição.

Na primeira semana de aula, o aluno precisará, para se matricular, preencher a ficha de matrícula acompanhada de uma foto 3×4 e apresentar os seguintes documentos: comprovante de residência, cópia de RG ou CNH.

Compartilhe nas redes sociais!

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp