Garantindo a valorização e o apoio aos fazedores de cultura, o Governo do Estado do Acre, através da Fundação de Cultura Elias Mansour (FEM), realizou na manhã desta quarta-feira, 8, a reabertura da Biblioteca Pública Estadual Adonay Barbosa (BPE) e a reentrega do Espaço Kaxinawá: Embaixada dos Povos Originários.
A reabertura da Biblioteca Pública também marcou o início da primeira Semana Estadual do Livro e do Incentivo à Leitura e à Escrita. O cronograma pode ser encontrado nas redes sociais da FEM. Após dois anos fechada devido à pandemia da Covid-19, a BPE passa a funcionar recebendo o público no horário de 7:30hrs às 13:30hrs.
O chefe do Departamento de Livro, Leitura e Literatura, Jackson Viana, informou que os visitantes podem ter acesso a todo o espaço, inclusive solicitar o empréstimo de livros do acervo de mais de 70 mil exemplares. “A gente exige apenas o respeito ao distanciamento e o uso de máscaras e luvas durante toda a permanência no local. O Espaço Criança passa a exigir também a presença dos pais. ”, informou.
Já a reentrega do Espaço Kaxinawá aos povos originários foi marcada pela presença de representantes das etnias Arara, Huni Kuin e Yawanawá. No evento, o líder Manoel Kaxinawá assinou a entrega do edital de premiação da Lei Aldir Blanc voltado aos povos originários. O mesmo será publicado no Diário Oficial do Estado na quinta-feira, 9.