CULTURA DO ESTADO DO ACRE

O CASARÃO

FUNDAÇÃO ELIAS MANSOUR

O Casarão

Localizado no centro da capital Rio Branco, foi construído na década de 1930 para servir de residência ao governador de ex-território do Acre, Manoel Fontenele de Castro. Posteriormente, após passar a herdeiros, em outra fase do prédio, na década de 1980, foi alugado e se tornou um bar. Pouco tempo depois, tornou-se também restaurante, servindo comidas regionais e alimentos naturais.

03

salas

300

visistas semanais

5.235

Decreto

90

anos de existência

QUEM SOMOS

O prédio foi tombado pelo Conselho Estadual de Patrimônio Histórico e Cultural no dia 13 de agosto de 2009, por iniciativa da sociedade civil, sendo homologado o tombamento no dia 30 de abril de 2010 por meio do decreto nº 5.235.  Desde então, passou a ser administrado pela Fundação de Cultura Elias Mansour.

Este local é sem dúvidas uma das principais casas do movimento cultural acreano. Todos os artistas e público conhecem e respeitas a história do tradicional Casarão. Aqui são realizadas exposições, shows musicais, encontros literários entre outras ações culturais que fomentam e engrandecem a nossa cultura

cantora Veronica Padrão.

Fica Nosso Convite

Não deixe de conhecer os espaços culturais e de memória que guardam os valores da rica história do nosso Estado. A Fundação de Cultura e Comunicação Elias Mansour é responsável legal por 37 destes espaços distribuídos na capital e no interior do estado, entre estes elementos culturais encontramos bibliotecas, casas de leitura, memoriais, espaços para apresentações artísticas, galerias de exposições entre outros.

ENCONTRE-NOS