CULTURA DO ESTADO DO ACRE

SOBRE A USINA DE ARTE

A Usina de Arte João Donato compõe o conjunto de espaços culturais públicos sob responsabilidade da Fundação de Cultura Elias Mansour. Construída sobre as bases de uma velha usina de beneficiamento de castanha localizada no distrito industrial de Rio Branco, fechada desde os fins de 1980 e transformada em um depósito de bens inservíveis na década de 1990, foi inaugurada em abril de 2006 com as presenças ilustres do então Ministro da Cultura, Gilberto Gil, e do músico, cantor e compositor acreano João Donato. A reestruturação do espaço deu-se com financiamento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e recursos do tesouro do estado.

       As pessoas que visitam ou circulam nos ambientes internos e externos da Usina de Arte João Donato, se deparam com uma estrutura arquitetônica que se aproxima a um museu vivo, pois ela conserva traços, formas, materiais e máquinas da antiga fábrica de beneficiamento de castanha. Além de expor em locais estratégicos acessíveis à visitação objetos e obras inspirados na história local e no imaginário amazônico. O espaço recebe constantemente turistas que circulam pela cidade, grupos de estudantes e de pessoas atendidas em entidades diversas, pesquisadores, artistas de outros estados e países. 

As visitas guiadas e a solicitação de pauta para uso do prédio e de suas dependências são realizadas na secretaria da Usina de Arte ou por meio do telefone ou do e-mail institucionais de segunda a sexta-feira em horário comercial. 

Localiza-se próximo à Universidade Federal do Acre, no Km 6 da BR 364, na avenida das Acácias, n° 1.155, bloco B, bairro Distrito Industrial, zona urbana do município de Rio Branco. Sua estrutura possui uma área total construída de 1.890,77 m2, dividida em 3 blocos e constituída de 62 ambientes.

No bloco A, estão os ambientes administrativos e os núcleos técnicos como estúdios de música e de rádio, ilhas de edição, sala de design e uma biblioteca com acervo específico das linguagens artísticas do teatro, música, audiovisual, artes visuais e dança. No bloco B, estão um ateliê, uma instrumentoteca, uma sala de cinema, três salas de aula, um laboratório de informática, uma galeria de arte, um estúdio de gravação de áudio, quatro alojamentos e um teatro transformável com arquibancadas móveis de 210 lugares, climatizado, como estrutura básica de iluminação cênica e dois camarins. O bloco C abriga um espaço gastronômico estruturado para funcionar um restaurante e um deck onde acontecem apresentações artísticas. O espaço conta ainda com um amplo estacionamento.      

GOVERNO DO ESTADO ACRE