CULTURA DO ESTADO DO ACRE

O Casarão, localizado no centro da capital Rio Branco, foi construído na década de 1930 para servir de residência ao governador de ex-território do Acre, Manoel Fontenele de Castro. Posteriormente, após passar a herdeiros, em outra fase do prédio, na década de 1980, foi alugado e se tornou um bar. Pouco tempo depois, tornou-se também restaurante, servindo comidas regionais e alimentos naturais.

O prédio foi tombado pelo Conselho Estadual de Patrimônio Histórico e Cultural no dia 13 de agosto de 2009, por iniciativa da sociedade civil, sendo homologado o tombamento no dia 30 de abril de 2010 por meio do decreto nº 5.235. Desde então, passou a ser administrado pela Fundação de Cultura Elias Mansour.

Logo viria a ser um espaço de atividades culturais e ponto de encontro de artistas, intelectuais, estudantes universitários, sindicalistas e militantes partidários, servindo de local de trabalho para muita gente produzir literatura, poesia e peças de teatro. Transformara-se, assim, em palco de apresentações artísticas, campanhas, exposições, reuniões de grupos de trabalho e ambiente de boemia noturna, onde os frequentadores dançavam, comiam e bebiam ao som de músicos e cantores que se apresentavam diariamente no local. No fim da década de 1990, devido a dificuldades financeiras, os administradores de O Casarão fecharam suas portas. Atualmente, O Casarão funciona como espaço cultural público, aberto todos os dias da semana, recebendo atividades artístico-culturais diversas pré-agendadas com a administração do prédio.

Em 2010, foi reinaugurado, após revitalização pelo Governo do Acre, que procurou manter a maior parte das características da planta original, preservando aspectos arquitetônicos típicos de construções sírias e libanesas, especialmente os lambrequins. A parte superior do prédio ganhou três novas salas, uma em homenagem ao jornalista cultural Chico Pop, outra de memória do próprio espaço, além de sala de multimeios, e a terceira especialmente para exposição de artesanato. Em 2019, passou abrigar também a sede da Federação de Teatro do Acre (FETAC). No térreo, localiza-se um amplo salão aberto, destinado a eventos e atividades culturais; na área atrás da edificação, há um estacionamento com vagas para seus usuários.

Este é um espaço onde rotineiramente iremos compartilhar vídeos com vocês. Sempre trazendo novidades e a agenda cultural de cada um dos nossos espaços. Para mais informações, não deixe de acessar e seguir o nosso canal no You Tube (@FundaçãoEliasMansour), por lá você terá um acesso mais amplo tanto dos nossos eventos, cursos e atividades como também a história dos espaços cultuais administrados pela Fundação de Comunicação e Cultura Elias Mansur.

 

visite

Não deixe de conhecer os espaços culturais e de memória que guardam os valores da rica história do nosso Estado. A Fundação de Cultura e Comunicação Elias Mansour é responsável legal por 37 destes espaços distribuídos na capital e no interior do estado, entre estes elementos culturais encontramos bibliotecas, casas de leitura, memoriais, espaços para apresentações artísticas, galerias de exposições entre outros.