CULTURA DO ESTADO DO ACRE

O Teatro Plácido de Castro foi construído em 1990, e reinaugurado em 2008 após uma reforma que o transformou no teatro mais equipado do estado, pronto para receber os mais variados espetáculos locais e nacionais. Com capacidade para 495 pessoas e estacionamento para 200 vagas, o Teatrão, como é mais conhecido, sofreu adaptações para receber portadores de necessidades especiais.

O local é um dos principais palcos da região norte e por lá já passaram artistas de diferentes partes do país. Shows musicais, peças teatrais e outros tipos de intervenções artísticas são rotineiramente desenvolvidas no espaço que atualmente é um dos locais mais preparados para receber eventos de grande porte na região.

Artistas como Milton Nascimento, João Donato, Paulinho da Viola entre outros nomes consagrados da música nacional já passaram e encantaram com suas canções e ritmos centenas de pessoas que lotaram a capacidade total do espaço.

Para os artistas acreanos o local também é uma das principais referências para consagração do trabalho artístico desenvolvido aqui no Acre.  O espaço também já recebeu diversos festivais musicais, e encontro literários e exposições de artes visuais.

Foram construídas rampas de acesso, os banheiros foram adaptados e um elevador especial dá acesso à plateia.

Hoje o Estado do Acre investe na manutenção de 37 espaços públicos culturais que são administrados pela Fundação de Cultura e Comunicação Elias Mansour, órgão gestor da política cultural do Estado do Acre. E para que estas políticas sejam efetivas é necessário que exista uma ação permanente de salvaguarda dos bens e espaços públicos culturais com investimentos na construção, manutenção, reestruturação da estrutura física dos espaços existentes, atualização dos seus equipamentos e mobiliários, permanente capacitação de agentes culturais para atuarem nestes locais, além da dinamização desses locais ocupando-os com uma programação cultural contínua.

O teatro leva o nome de um dos mais importantes personagens da Revolução Acreana, coronel José Plácido de Castro. É coordenado pela Fundação de Cultura Elias Mansour, instituição do Governo do Estado.

Este é um espaço onde rotineiramente iremos compartilhar vídeos com vocês. Sempre trazendo novidades e a agenda cultural de cada um dos nossos espaços. Para mais informações, não deixe de acessar e seguir o nosso canal no You Tube (@FundaçãoEliasMansour), por lá você terá um acesso mais amplo tanto dos nossos eventos, cursos e atividades como também a história dos espaços cultuais administrados pela Fundação de Comunicação e Cultura Elias Mansur.